domingo, 14 de março de 2010

I ENCONTRO DE PAIS E PERSEVERANTES 2010 (1ª e 2ª FASES)

Campanha da Fraternidade 2010

          O que é economia? É a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo "economia" vem do grego "oikos" (casa) e "nomos" (costume ou lei) ou também gerir, administrar: daí "regras da casa" (lar) e "administração da casa".
          "Dinheiro" vem do latim "denariu". Moeda corrente, valor representativo de qualquer quantia. Nome comum a todas as moedas. Numerário, quantia, soma. Todo e qualquer valor comercial (cheques, letras, notas de banco etc.).
          "Servir" vem do latim "servire". Estar a serviço de; prestar serviços a: Servia um bom amo. Prestar serviços; ser servo ou criado: Fora contratada para servir. Ajudar, auxiliar, ser útil, servidor, benfazejo: Gostamos de servir os amigos. Servir a pátria; servi-la com a pena ou com a espada. "O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir" (cf. Mateus, 20, 28).
          Em minha opinião o grande desafio, além de não esvaziar a espiritualidade da Quaresma, é permitir que os exercícios quaresmais e a vivência do Mistério de Cristo possam me converter para a prática da justiça e da paz.
          A nossa proposta, para viver neste tempo, é uma conversão que extermine em nós e ao nosso redor todo tipo de serviço e idolatria ao dinheiro, servindo a injustiça e a corrupção dos bens e da alma. Como faremos isso? Trabalhando em nós e na nossa casa, comunidade, trabalho e escola como nos servimos do dinheiro e dos bens, qual a nossa verdadeira relação, produzir uma economia a favor da vida e da justiça.
          Nesta formação nós não podemos esquecer os valores primordiais da vida, da partilha, do respeito, da igualdade dos valores cristãos, pois cidadãos bem formados e firmes nas hierarquias de valores não se deixam vencer pelos mecanismos da injustiça, que gera corrupção. Provocar uma atitude positiva do Estado, ou seja, nos governantes para que todos tenham, com dignidade e trabalho, a satisfação de suas necessidades pessoais e comunitárias. Crescer no diálogo, promovendo a reconciliação, o perdão, que é uma virtude cristã, exercitar a capacidade de promover o outro nas suas qualidades e diferenças, ajudando-o a sair da margem de nossa sociedade, isso é caridade. Nos exercícios da Via-Sacra, nas celebrações, nos grupos de orações e círculos bíblicos, iluminando com a nossa fé os nossos compromissos cristãos.
          Este assunto é muito complexo, mas acho que consegui pensar numa proposta para casar bem dentro de nós Quaresma e Campanha da Fraternidade:
          A nossa proposta para viver este tempo é uma conversão que extermine em nós e ao nosso redor todo tipo de idolatria ao dinheiro, consumismo, desigualdade social para construir o homem novo e reconstruir o mundo, que sirva a Deus Senhor e Juiz da História.
Oração:
Ó Deus criador, do qual tudo nos vem, nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe como dádiva gratuita para a vida. Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade e da conivência fraterna, aprendendo a ser fiéis ao Evangelho. Ilumina ó Deus, nossas mentes para compreender que a boa nova que vem de ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas. Reconhecemos nossos pecados de omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria. Pedimos por todas as pessoas que trabalham na promoção do bem comum e na condução de uma economia a serviço da vida. Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço e a comunhão, promovendo uma economia fraterna e solidária, para que a nossa sociedade acolha a vinda do teu reino.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Tenha uma santa Quaresma.
Padre Luizinho
Comunidade Canção Nova


Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz. 
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Glorioso São Francisco, Santo da simplicidade, do amor e da alegria. No céu contemplais as perfeições infinitas de Deus. Lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.
São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém
Paz e Bem!
AGENDA DE ATIVIDADES DA PERSEVERANÇA
**2010**
ENCONTROS CATEQUÉTICOS
JUNHO
1ª FASE          –  2º e 4º domingos
2ª FASE          –  1º e 3º domingos
1ª / 2ª FASES –  5º domingos
03 – CORPUS CHRISTI (5ª f. – 9h - missa)
11 – Dia do Padroeiro S. C. de Jesus
13 – Homenagem ao S. C. de Jesus (9h – missa)
27 – 10h às 11h – Reunião com os pais (1ª/2ª fases)

FEVEREIRO
JULHO
INSCRIÇÕES
18 – Festa Julina
25 – Recesso dos Perseverantes
(23 a 25 – Retiro Arquidiocesano das Catequistas)

MARÇO
AGOSTO

* CONFISSÃO DE PREPARAÇÃO P/ O TEMPO PASCAL

14 – Início dos Encontros

1410h às 11hReunião com os pais  (1ª/2ª fases)

21 – Via-Sacra (1ª/ 2ª fases)

27Exposição dos símbolos pascais

28DOMINGO DE RAMOS9h – MISSA


08 – Homenagem do Dia dos Pais (9h – missa)
22 – Encontrão das Famílias
29 – Dia do Catequista


SETEMBRO

25 9h às 11h30 - Feira Bíblica
268h30 às 18h – Retiro na C.N.Srª de  Belém(1ª f.)

Local: R. Edgard Werneck, 217-Freguesia                                                 Saída da paróquia: 7h30    Retorno: De 19h às 20h
Almoço/Lanche:   Preço do ônibus:
Será decidido na reunião com os pais JUNHO(27/06)


ABRIL
015ª FEIRA SANTA 19h - CEIA DO SENHOR
02 6ª FEIRA SANTA
        10h30  - ADORAÇÃO DOS PERSEVERANTES
        15h    - LITURGIA (ADORAÇÃO DA CRUZ)
03 SÁBADO SANTO
       19h-MISSA DA RESSURREIÇÃO
04DOMINGO DE PÁSCOA9h – MISSA
10 – Celebração da Páscoa (todas as turmas)
__9h às 16h – Retiro Paroquial                   (1ª fase)

MAIO
OUTUBRO
08 – 12ª caminhada da Perseverança
         PROGRAMAÇÃO:
        7h   ® saída da paróquia
        9h   ® início da caminhada no santuário
        12h às 13h ® lanche
        14h ® visita.________...... (à confirmar)
        18h ® retorno a paróquia
        Lanche: cada criança deverá levar o seu lanche
                       (incluindo água)
Preço do ônibus: R$ _______ (à confirmar)
09 – Homenagem do Dia das Mães (9h – missa)
23 – PENTECOSTES (9h-missa)
30 – COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA (9h-missa)

16 – Convívio da catequese
31 – 7º Aniversário da Perseverança (9h – missa)


NOVEMBRO
148h30 às 18h – Retiro na C.N.Srª de  Belém(2ª f.)
20 - 11º ENCONTRÃO DOS PERSEVERANTES “PERSEVERAR-2010”                  Horário: 8h às 11h
Local: Paróquia N.Srª da Conceição – Realengo
289h às 13h – Gincana
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DEZEMBRO
___ – Visita ao Asilo ou Orfanato

12 – Encerramento das atividades anual da Perseverança.(1ª/2ª fases)
9h– Missa       10h15 – Conf. com os Perseverantes.
(amigo oculto de cartão)


Pulseiras do sexo. Seu filho usa?

           
Pulseiras do sexo. Seu filho usa?

Virou moda entre muitas meninas britânicas o uso de pulseiras de plástico coloridas, apelidadas de “shag bands” (”pulseiras do sexo”, em tradução-livre).

Cada cor representa um ato afetivo ou sexual que, em teoria, a meninas precisariam fazer caso um menino consiga arrebentar a pulseira. Esses atos vão desde um inocente abraço até sexo oral e relações sexuais completas.
A moda está causando enorme polêmica entre pais e professores e chegou até a secretaria da Criança do país.
Com meninas a partir de oito anos de idade aparecendo com as pulseiras, algumas escolas já proibiram o uso.
Muita gente acha que trata-se apenas de brincadeira de criança, que as pulseiras não significam que as meninas irão realmente fazer o que as cores determinam e que jogos com fundo sexual não são novidade no parquinho. Quem nunca brincou de pega-pega em que o menino dá um beijinho na menina, perguntam eles.
Por outro lado, há quem acredite que a prática expõe crianças pequenas a termos sexuais que elas não conheceriam de outra forma e promove a erotização infantil.
Há também o temor de que proibir as pulseiras só vai torná-las mais desejáveis.

Símbolo de respeito
Como quase em tudo nestas idades, existe um estigma por detrás das pulseiras: quem não as usar é excluído e quem usar as cores preto e dourado é mais respeitado. “No meu grupo da escola, a líder – que serve de exemplo para todos – só usa pulseiras pretas e douradas. Todos os rapazes da minha turma usam pretas e se uma rapariga também usa, eles gostam todos dela”, conta a criança de 12 anos.
Shannel Johnson, de 32 anos, descobriu através da filha, de oito, o significado das pulseiras e admitiu ao The Sun que nunca suspeitaria do código subjacente. Quando a filha Harleigh lhe disse que se alguma rebentasse, tinha de fazer um “bebe com um rapaz”, Shannel teve uma conversa com a filha, chamando-a à realidade.
Esta mãe, preocupada, começou a pesquisar na Internet e descobriu sites onde se vendiam as pulseiras, grupos no Facebook e fóruns de menores a discutir quem usava que cores. Enquanto alguns pais já confiscaram as pulseiras, muitos continuam na ignorância do significado destes acessórios aparentemente da moda.
***
Impressiona a capacidade que o homem tem de descobrir formas inteligentes e malignas de promover o erro e atingir nossos filhos e jovens.
Parece apenas uma brincadeira,mas esconde intenções desrespeitosas e preocupantes.
Sem neurose mas com firmeza, os pais e responsáveis devem dar uma rasteira nesta inspiração maligna e aproveitar para orientar e conversar com os filhos sobre o assunto e oferecer razões que ajustem a vivência sexual para a época e o momento certo,dentro do Matrimônio, como expressão do belo amor humano.
Não tem como evitar que nossos filhos sejam atingidos por essas novidades. A educação e a formação nos valores é um antídoto para responder a essas abordagens redutivas e precoces.
Um filho bem formado responderá a isso com firmeza.
O diálogo franco, tranquilo e firme,não  apenas moralista ( deve-se dar o sentido, senão fica apenas na proibição pela proibição, o  que acaba tendo efeito contrário) ajuda MUITO.